Campanha

    Em nossa loja temos mais de 500 títulos e material para sua cultura e lazer Gostaria de deixar um presente a todos como presente quero te ofertar este brinde Baixe gratis em nossa loja Quarto de Guerra – Chris Fabry http://loja.comunicadoressf.com/br/ebooks/1-quarto-de-guerra-chris-fabry.html

    A Divina Comédia - Dante Alighieri

    Author: Jornalista / Radialista José Eduardo Viana Genre:
    Rating


    Nota Editorial

    Aqui está uma obra que deveria figurar na “cesta básica” de qualquer estudante. E não apenas por ser a famosa “Comédia” de Dante Alighieri, a que os pósteros houveram por bem acrescentar, por seus méritos tantos, “A Divina”.
    A tradução, feita pelo brasileiro José Pedro Xavier Pinheiro, enobrece a língua portuguesa e, em particular, as letras pátrias. Mas isso o leitor irá constatar por si mesmo.
    Nela, gastou Xavier Pinheiro anos de sua vida. Seu filho, J. A. Xavier Pinheiro, acrescentou-lhe um Rimário, para uma segunda edição editada por Jacintho Ribeiro dos Santos, nos anos 10 do século passado, enriquecida com as gravuras de Gustave Doré, em folhas à parte.
    Por que cito tais fatos? Porque a única finalidade que movia os Xavier Pinheiro, pai e filho, era contribuir para o enriquecimento cultural de nossa gente, sem subsídios como condição prévia e sem láureas ou pecúnia como retribuição.
    A presente edição em eBook, infelizmente, não preserva o Rimário, que não consta da edição digitalizada, editada pela Atena Editora, que, com sua Biblioteca Clássica, ainda encontrada nos bons sebos, familiarizou gerações com o que havia de melhor nas letras e no pensamento universais. E, não é demais salientar, sem os ranços de nacionalismos estreitos, freqüentemente disfarçando interesses outros em nome da “defesa dos autores nacionais”, mas cujo único resultado é distanciar nossa gente do pensamento universal, que nunca teve, nem jamais terá outra barreira que não a da língua.
    É exatamente esta barreira que, no caso, Xavier Pinheiro transpôs, com sua tradução.
    Na presente versão para eBook, tentamos fazer justiça aos esforço do tradutor, cuidando ao máximo da revisão. Infelizmente, como quem quer que já tenha feito uma digitalização sabe, ao digitalizar 516 páginas, aqui e ali sempre passará algum “gato”. Esperamos que os que tenham passado não miem muito...
    Atualizamos a grafia, preservando, contudo, as apócopes e as elisões do tradutor que, com tais recursos, evidentemente visava conservar o sabor e a métrica originais. Para facilitar a leitura, apenas para isso, adicionamos acentos. Por exemplo, quando na fonte digital estava cir’clo, adicionamos o acento círc’lo, como apoio à leitura.
    Como não temos preocupação com economia de papel, separamos os tercetos de forma mais clara, acompanhando a edição digital da LiberLiber (www.liberliber.it). A numeração dos versos foi preservada para facilitar a consulta às notas e para a leitura em determinados formatos em tela pequena. As notas não foram “lincadas” e estão ao fim de cada Canto, como na edição digitalizada. Alguns, como eu, sentirão a falta deste recurso que só é possível nas edições digitais... Mas...
    E apenas ilustramos esta edição com as gravuras de Doré. Na internet, o leitor mais interessado poderá encontrar recursos para aprofundar seu conhecimento da obra em pelo menos quatro excelentes websites:
    1. Destaque especial para o esforço individual de Helder da Rocha com seu site “A Divina Comédia”.
    3. O Dante On Line, em italiano, com direito a ver na tela alguns manuscritos... sem ter que fazer download de nenhum recurso extra.
    4. O Divine Comedy, excelente, mas nem sempre disponível.
    E todos os mais que o google pode lhe indicar.
    Boa leitura!

    Uma nota final (já ia me esquecendo): A presente edição em eBook pode ser distribuída à vontade, sob uma única condição: todo uso comercial é PROIBIDO, além de obviamente INDECENTE. Quem fizer — se alguém fizer, melhor diria, restasse em mim alguma esperança na honestidade pátria, caso em que nem colocaria a nota — é melhor começar a leitura clicando aqui, para ir se acostumando com o cenário.
    Teotonio Simões
    eBooksBrasil

    Leave a Reply

    Seguidores

    Uma postagem

    O Que é uma Igreja Saudável?

    Como descrever uma igreja ideal, e qual a diferença dela para outras? E em que ela é diferente no agir com a sociedade? O autor propõ...

    Total de visualizações de página

    Radio Espaço Gospel

    Siga nossas postagens

    Duvidas e problemas

    Duvidas e problemas
    Tendo algum lin k quebrado ou problemas para baixar solicite no formulario ao lado, informandop o problema e a pagina que deu o erro, tambem lhe enviaremos o ebook na resposta

    Quantidade de Livros até o momento

    Até o momento estamos com

    150 Livros

    De excelente conteúdo

    E continuando a crescer